sábado, 20 de março de 2010

Sobre Judas...

O maior dos apóstolos de Jesus foi sem sombra de duvidas Judas Iscariotes, fiel e impassível a ele era confiado todo o dinheiro que era doado e posteriormente distribuído aos pobres ou mesmo utilizado na manutenção deles. Motivo pelo qual era vitima de desprezo e inveja dos outros apóstolos que o acusavam de roubar esse dinheiro (Jo 12, 6).
Entretanto Como se havia escrito antes mesmo da vinda do Messias e como esse mesmo pregava que haveria de morrer pelo povo era necessário que alguém o entregasse para que fosse consumada a palavra. Essa difícil missão foi dada ao discípulo no qual Jesus mais confiava e sabia que não desistiria nos últimos momentos...
Judas (seguindo a tradição bíblica) era um Zelote; povo de sangue quente, imediatista que acreditava que tudo podia se resolver pelo uso da espada, acreditando que ao denuciá-lo como lhe havia sido pedido Jesus iniciaria uma revolução instituindo assim o reino de Deus na terra.
História tidas como apócrifas dizem que Judas não queria dinheiro para denunciar Cristo mas como lhe foi entregue esse o aceitou (Usando talvez para compra um campo (At 1,18) para assegurar quem sabe um lugar no reino de Deus que estaria para vir).
Sabe-se porém que Jesus não reagiu e foi crucificado. Ao saber disso, pensando ser sua culpa a morte do Salvador, Judas crendo que nunca seria perdoado resolveu dar cabo da própria vida.

Segundo o Alcorão Judas teria dado a vida no lugar do Messias para que esse pudesse continuar sua obras sem ser perseguido (Alcorão, surata 4 § 157).

Sobe todos os aspectos vê-se em Judas a figura mais importante de todo o cristianismo, afinal se Jesus não tivesse sido morto para enfim ressuscitar ele não passaria de mais um dos personagens da estória judaica...

Enfim, Judas (que significa Deus seja louvado) foi a pedra fundamental para o surgimento da igreja, mas teve sua imagem distorcida ao longo do anos por diversos motivos políticos ( dentre eles adicionar ao povo judeu a culpa pela morte do Salvador (Judas derivação de Judá) ). Mesmo entre aqueles que ainda o julgam como traidor deverão de concordar que seu único erro foi negligenciar o perdão divino e se suicidar pois muitos outros como Pedro vieram a negá-lo e mal dize-lo mas acreditando no perdão não desistiram de continuar na obra.

Ps: A bíblia se contradiz dando a Judas duas mortes diferentes... aos mais interessados que tirem suas próprias conclusões e aos desinteressados... bem peguem as que estão prontas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário